quarta-feira, 31 de agosto de 2011




O Grupo Juventude, Política e Cidadania – JPC – Agrupamento Marxistas do PT, apóia a tese "INAUGURAR UM NOVO PERÍODO", feita para o Congresso da Articulação de Esquerda, e manifestando nossa solidariedade e respeito a todos os valorosos companheiros que redigiram tal documento.
E frisamos alguns pontos desta tese, que é primordial para que possamos avançar e ousar, pois não podemos ficar presos a paradigmas e a dirigentes:
1. O momento é de debate, (re)definição e (re)orientação. Hora de repensar rotinas políticas e ousar. Um novo impulso se impõe, um esforço coletivo para revigorar a capacidade de formulação programática e a incidência concreta da AE na definição dos rumos do PT, da esquerda, do seu diálogo e relacionamento com os movimentos sociais e com a luta socialista.
Não podemos nos esquecer que:
Atuamos em diferentes frentes e espaços políticos. Somos militantes, dirigentes partidários e do movimento social, estudantes, acadêmicos, parlamentares, gestores, enfim mulheres e homens – gays e lésbicas, jovens e adultos, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, negros e brancos, internacionalistas, radicais, socialistas – convictos da necessidade de valorizar nossas múltiplas identidades e trajetórias e de reafirmar nossa matriz ideológica.
O que nos une é muito mais forte do que simples doutrinas:
6. O que nos une é a possibilidade da construção de um programa no qual todos sejam protagonistas. Uma elaboração que parta dos princípios do marxismo, mas que não o transforme em bíblia, engessada, que comprometa os fundamentos básicos da dialética marxista. Propomos uma construção dialógica, em que se propõe novo programa e disposição política para absorver as críticas e observações existentes, venham de onde vier, um programa construído a muitas mãos.
Declaremos publicamente, que estamos de acordo com a tese Inaugurar um Novo Período no PT, e que é um momento oportuno para crescermos enquanto cidadãos e militantes, agentes de luta por uma transformação profunda na sociedade, este é o tempo de avançarmos nas conquistas do campo popular e socialista dentro de uma vertente marxista.
Por isso afirmamos que estes companheiros estão na Vanguarda desse projeto Socialista, dentro do Partido dos Trabalhadores, sendo iluminados pela esquerda partidária, onde não existe desigualdade entre direção e militantes, onde haja de fato respeito e valorização das pessoas, com capacidade de avaliar e criticar e discordar quando for necessário, entretanto respeitando a pluralidade de cada um dos integrantes.
Que possam ser respeitadas as decisões encaminhadas no ultimo Congresso da UNE, e defendemos de formar irrestrita o apoio ao Companheiro Guilherme, que foi eleito para a Direção Executiva da UNE e não concordamos com outra posição que não seja está, pois foi um processo construído por muitos, e não apenas por uma estrutura.
Acreditamos em um PT de Esquerda, Marxista, Popular, que se emana nas lutas sociais e populares, resgatando as origens e construindo novos patamares de lutas. Onde possam defender tod@s aqueles que sofrem com esse sistema perverso e excludente.
Assinado: Juventude, Política e Cidadania – JPC – Agrupamento Marxistas do PT.
Rio de Janeiro, 25 de agosto de 2011.

sábado, 27 de agosto de 2011

Seminário Inaugurar um Novo Período no PT - Programação.




Seminário Inaugurar um Novo Período no PT


01 e 02 de setembro (abertura às 9:30 horas do dia 01 e encerramento às 12:30 do dia 02)


STIU (Sindicato dos Urbanitários) – SCS, quadra 6, lote 110, Ed. Arnaldo Vilares, 7º. Andar


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

8º Encontro Nacional de Fé e Política - 2011


Caravana da PJMP - a Pastoral da Juventude do Meio Popular, está organizando nossa participação com um ônibus, com nossos (as), militantes e outras pessoas que quiserem ir conosco, já estamos nos organizando e mobilizando as pessoas interessadas a irem no 8º Encontro Nacional de Fé e Política, mais iremos fazer um encontro de formação de acordo com o tema do encontro no mês de setembro de 2011, em preparação ao Encontro Nacional.

No momento que se celebra os 32 anos do martírio de Santo Dias da Silva.

Dia 29/10 – Manhã - Abertura e Plenária Geral com três assessorias
Tarde – 16 Plenárias Temáticas
Noite cultural com Zé Vicente

Dia 30/10 – Manhã – Plenária Geral
Ato Ecumênico de encerramento com o DNJ

LOCAL: Embu das Artes - SP - nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2011

O VALOR DA PASSAGEM É R$ 100,00 - PARA O 8º ENCONTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA.

IREMOS SAIR NO DIA 28 DE OUTUBRO DE 2011, DE NOVA IGUAÇU - PRÓXIMO DA PREFEITURA MUNICIPAL.

QUALQUER COISA É SÓ COMUNICAR A CONFIRMAÇÃO AQUI, QUE DEPOIS FALAREMOS COMO SERÁ FEITO O PAGAMENTO DA PASSAGEM!!!

RONALDO CASTRO
ASSESSORIA - PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR - RJ

domingo, 7 de agosto de 2011

Uma perda para a esquerda brasileira

Uma perda para a esquerda brasileira

O companheiro Flávio Loureiro











Neste dia 7 de agosto de 2011, a esquerda brasileira, especialmente a fluminense, perdeu um de seus mais bem humorados militantes. O companheiro Flávio Loureiro, era jornalista, foi fundador do Partido dos Trabalhadores. Dirigiu a Secretaria Geral e de Assuntos Institucionais do PT do Rio de Janeiro.

Socialista, ingressou na Articulação de Esquerda no final dos anos 90, sendo membro de várias direções estaduais e da direção nacional. Foi editor do jornal Página 13.

Trabalhou nos jornais dos sindicatos dos arquitetos, metalúrgicos, metroviários; criou e organizou o jornal da Federação das Associações de Moradores de Nova Iguaçu; foi editor do jornal Público do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal, Sintrasef. Atuou como jornalista, também, na Bloch Editora e no Jornal do Comércio.

Atualmente era chefe de gabinete da deputada estadual Inês Pandeló (RJ).

Como ele mesmo definia em seu blog – Blog do Flavio Loureiro – é “pai de um lindo casal de filhos, avô, um apaixonado integrante da nação rubro negra e um observador atento do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira”. Seguramente, com a sua partida, a esquerda ficará menos festiva e aguerrida.








Em seu blog, além de postar notícias e artigos sobre política atual, também dava dicas sobre atividades culturais nos finais de semana carioca. Há dois meses, Flávio escreveu que daria uma pausa na postagem do Blog, inclusive das “Dicas”. O texto, que acompanhava uma foto com violão e banjo, dizia ainda: “Desde já agradeço as mensagens que recebi de congratulações pela passagem dos meus 53 anos de vida, muito felizes e bem vividos, completados no dia 18 de junho”.

Este era o companheiro Flávio Loureiro: uma cara de bem com a vida! Talvez por isso não saibamos como lidar com a sua morte.

É Flávio, seus textos, suas dicas, o seu companheirismo, e o seu jeitão bem humorado, vão nos fazer falta!

E, como já foi dito em algum lugar: Ao Flávio, que gosta de samba e é da torcida do Flamengo,aquele abraço!

Fonte: Página 13.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sai Jobim, entra Amorim. Dilma ganhou!



Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:O Jobim pode ser arrogante. O Jobim pode ser oportunista. O Jobim pode ser uma espécie de Fouché brasileiro, na sua capacidade de servir a tucanos e petistas ao sabor das conveniências.O Jobim, além de tudo, maltrata um dos nobres sobrenomes brasileiros. Jobim é nome de maestro, nome de poeta. Não deveria ser nome de minsitro fanfarrão.Jobim pode ser tudo isso: arrogante, oportunista e fanfarrão. E muito mais. Mas uma coisa ele não é: bobo.Ninguém acredita que um homem experiente, que já passou pelos 3 poderes da República, teria sido “infeliz” em seguidas declarações “desastradas”.O que move Jobim?Augusto da Fonseca, no “Festival de Besteiras da Imprensa”, testa uma hipótese: Jobim quer comandar a oposição. Por isso, Dilma teria tolerado tantas bobagens ditas pelo fanfarrão. Tudo o que ele quer é ser demitido, pra sair como vítima de uma presidenta que “maltrata” aliados (?!). A hipótese de Augusto é que Jobim esteja preparando o terreno para voltar ao leito original: um peemedebista a serviço do demo-tucanismo, a serviço de Serra.Pode ser…. Mas, pergunto eu ao Augusto, por que Jobim teria resolvido agir agora? A eleição de 2014 não está longe demais? Parece cedo para fazer o papel do melindrado que salta para o barco do tucanismo.Vou testar outra hipótese: Jobim era o principal articulador da concorrência para compra dos aviões da FAB. No governo Lula, tudo apontava para os “Rafalle” – aviões franceses. Jobim era o fiador dessa escolha, a maior concorrência para compra de aviões militares no mundo. Não era pouca coisa. Não era pouco dinheiro em jogo.No governo Dilma, os concorrentes do Rafalle (suecos e norte-americanos) parecem ter voltado ao páreo. Jobim, teria sido colocado de escanteio na negociação? A súbita verborragia do (ex) ministro – que (com um nao de atraso) resolveu declarar voto em Serra, além de atacar o núcleo da coordenação política do governo Dilma – parece indicar que há algo no ar além dos aviões franceses…Seja como for, a saída de Jobim deixa uma gostosa avenida aberta para o verdadeiro partido de oposição, a velha mídia brasileira. Sem Jobim, o “caosaéreo” já pode voltar às manchetes. Também surge uma chance de prolongar a tal “crise entre os aliados do governo”. Jobim fora do governo, fora de um ministério poderoso, é chance para muita fofoca, para muita intriga a mostrar que a aliança com o PMDB “não vai bem”. A velha mídia vai deitar e rolar.E daí?E daí, nada.Na minha modestíssima opinião, Dilma ganha muito ao se livrar de Palocci e Jobim. Os dois eram parte da face mais “atucanada” desse governo – que começou titubeante em muitas áreas. Ainda mais porque já se confirma: Celso Amorim será o novo ministro da Defesa. Sai o Jobim que se apequena diante de embaixadores estrangeiros, entra o Amorim que comandou a política externa independente sob Lula. Além dessa ótima notícia, surgem aos poucos outros sinais positivos no governo:- Dilma mostra que vai defender a economia brasileira da guerra cambial; não se renderá à lógica idiota dos comentaristas liberais; o governo vai intervir (e já começou a intervir) para defender indústrias e empregos;- Dilma faz a autocrítica por se afastar de sua base original; mostrou isso ao se unir de surpresa a sindicalistas que estavam no Palácio – Dilma pediu desculpas por não ter incluído as centrais no debate sobre a nova política industrial.Livre dos atucanados, firme na defesa da indústria (e dos empregos), e caindo na real sobre quem são os verdadeiros aliados: essa é a Dilma de agosto.O que parece “crise” (nas manchetes da velha mídia e nas “reportagens” do JN de Ali Kamel) pode ser o começo de nova fase de governo. Dilma se fortalece – na opinião pública – ao se livrar de “aliados” como Jobim, Palocci e “a turma do PR” . E vai-se fortalecer mais se fizer movimentos para reorganizar sua base de apoio original (na sociedade).Dilma precisará dessa força para enfrentar as “crises fabricadas”, os ataques da velha mídia e as turbulências da economia mundial.Forte, e com a economia em ordem apesar dos sacolejos no mundo, Dilma poderá olhar para Jobim e tirar a conclusão lógica: essa é uma ausência que preenche uma lacuna!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Inaugurar um novo período no PT!!!!



Comunicado às/aos militantes e filiadas/os do PT


Inaugurar um novo período!!!


Nós, militantes do Partido dos Trabalhadores que integramos até aqui a Articulação de Esquerda (AE), reunidos(as) em Brasília, na sede nacional do PT, vimos informar a toda militância o que segue:

- O Congresso Nacional da Articulação de Esquerda foi inicialmente convocado para os dias 29, 30 e 31 de julho de 2011 com o objetivo de atualizar o programa, a tática, a política e eleger a nova direção da tendência;

- Nesse processo se organizaram-se duas teses para o debate. Os signatários desse comunicado apresentamos o projeto de resolução intitulado “Inaugurar um novo período”;

- No processo de construção do Congresso Nacional da AE evidenciou-se que a maioria da antiga direção da AE usaria de todos os artifícios para impedir que as/os poiadoras/es do texto “Inaugurar o novo período” se tornassem majoritários com questionamentos fundamentalmente sobre delegações municipais e estaduais alinhadas com nossa tese;

- Esse processo culminou na decisão da maioria da antiga direção nacional da AE, que rasgou o regimento e votou sumariamente, sem direito ao contraditório, contra o credenciamento da maior delegação do Congresso, apoiadora do texto “Inaugurar um novo período”;

- Essa decisão, considerada um golpe político, teve como objetivo impedir que a maioria efetivamennte constituída vencesse o Congresso da Articulação de Esquerda;

- A maioria das/os delegadas/os do Congresso da AE, eleitas/os em diversos Estados, discordaram da decisão e decidiram instalar uma plenária nacional com o objetivo de iniciar uma movimentação, em diálogo com diferentes tendências, grupos e lideranças, para a constituição de um novo campo socialista no Partido;

- Respeitamos os lutadores e lutadoras que seguem na Articulação de Esquerda. São companheiras/os valorosos, com os quais continuaremos dialogando no âmbito da esquerda petista.

Ante o exposto, informamos que realizaremos um Seminário Nacional no dia 1º de setembro, em Brasília, para discutir os rumos, o nome, o programa, a tática e a política do novo movimento.

Ao mesmo tempo, dialogaremos com as direções nacional, estaduais e municipais do PT, bem como das entidades do movimento social onde atuamos, com o objetivo de assegurar a continuidade de nossa presença nesses espaços, de acordo com nossa representatividade.

Delegados e delegadas, signatários/as do texto Inaugurar um Novo Período, ex-militantes da Articulação de Esquerda do PT.

Brasília(DF), 30 de julho de 2011.

Contatos:

Angélica Fernandes

fernandes.angelica@gmail.com

José Fristsch

josefritsch@yahoo.com.br

Larissa Campos (Lalá)

lala.epr@gmail.com

Valmir Assunção

falavalmir@falavalmir.com.br

Luciana Mandelli

lu.mandelli@gmail.com

Cleberson Zavaski(Binho)

cnbinho@gmail.com

Renata Rossi

renatarossi2011@gmail.com

Danilo Chaves

daniloptmg@gmail.com

Ariely de Castro

arielydecastro@gmail.com

Julian Rodrigues

julianvic@gmail.com

Tânia Slongo

taniaptsc@gmail.com

Tassio Brito

tassiobrito@yahoo.com.br

Geanys Vilhalba

geanys@gmail.com

Guilherme Guimarães

gui.guima@yahoo.com.br

Lorena Lima

lorenalimahistória@yahoo.com.br

Ivan Alex

ivanalexba@hotmail.com

Fernanda Rodrigues

ferfeminista@gmail.com

Altemir Gregolin

altemirgregolin2@gmail.com

Érika Gomes

erikaptguaru@gmail.com

José Serafim

serafimjp@hotmail.com