quarta-feira, 23 de junho de 2010

Serra entende tudo de Reforma Agrária!




Do Blog da Reforma Agrária

O Correio Braziliense relata que, no início da noite de ontem, em Uberaba (MG), diante de plateia formada por produtores rurais e lideranças políticas da região do Triângulo Mineiro, organizados na Associação Brasileira de criadores de Gado Zebu, José Serra criticou a aplicação de dinheiro público em instituições e organizações não governamentais (ONGs) da Reforma Agrária.

De acordo com o jornal, Serra foi a principal atração em evento fechado, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. “Sem produzir o país não vai para frente. O problema maior da reforma agrária é fazer com que os acampamentos produzam para diminuir as desigualdades sociais, mas não pode haver dinheiro público em movimentos sociais”.

Será que José Serra não sabe a diferença de acampamentos de trabalhadores sem-terra e assentamentos da Reforma Agrária?

Vamos fazer um glossário pequeno para o candidato à Presidência da República.

Acampamento – É o conjunto de barracos montado pelos trabalhadores sem-terra nas beiras de estradas ou em áreas improdutivas e abandonadas. É formado por famílias de trabalhadores rurais pobres, que vivem como arrendatários, bóias-frias, meeiros e querem ter a própria terra para plantar. Os acampamentos são uma situação limite na qual vivem trabalhadores para pressionar o governo a aplicar a lei, desapropriar latifúndios e destiná-lo para a reforma agraria. É uma forma de luta utilizada ao longo da história da luta pela terra. Na década de 60, por exemplo, as Ligas Camponesas tambem faziam acampamentos na luta pela Reforma Agrária, influenciadas pela Ação popular (organização politica de José Serra à época)

Assentamento- é criado depois que o Incra desapropria uma área e divide para as famílias sem-terra, que passa a se chamar de projeto de assentamento. O nome adotado no Brasil teve influência da terminologia da FAO. Também é usado em outras circunstâncias de assentamento de famílias em novas áreas urbanas.

Nos assentamentos, os trabalhadores passam a organizar o território, construir suas moradias e organizar a infraestrutura social. Começam também a produzir. Para isso, precisam de créditos e, como toda a pequena agricultura, têm acesso ao credito do Pronaf para financiar a produção de alimentos. Isso é possível porque a posse é definitiva, diferente dos acampamentos.

Será que ficou claro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário