sexta-feira, 11 de março de 2011

SITUAÇÃO DAS UPAS – UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTOS.



SITUAÇÃO DAS UPAS – UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTOS.

Estas unidades foram criadas num projeto piloto e implionário no governo do estado do Rio de Janeiro como carro chefe da administração estadual na área da saúde no final do ano de 2007 e início de 2008.

O projeto é uma missão dentro do setor da saúde, para tentar desafogar e desobstruir as emergências dos hospitais de grande porte do nosso estado do Rio de Janeiro, deixando-os livres e desocupados para poder dar uma atenção especial aos atendimentos médicos de média e alta complexidade, com uma sustentação médico-hospitalar para dar o suporte necessário aos casos especiais que adentram os grandes hospitais num atendimento de alto risco.

As UPAS, vienheram para auxiliar o atendimento de baixa complexidade que não necessariamente necessita de um atendimento mais minucioso nos hospitais de grande porta.

Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos pacientes que chegam para procurar um atendimento pelo SUS (que no papel seria uma referência mundial positiva em tratamento público médico no Brasil e seria uma base elementar de modelo de gestão para o mundo). Mais na realidade percebe e constata-se na prática que a situação é muito complicada para um paciente ser atendido com respeito, educação e carinho nas unidades públicas de saúde, que se encontram num total abandono, com falta sistemática de profissionais capacitados e treinados e a infra-estrutura precária faltando de tudo como: (remédios, insumos em geral, falta de laboratórios para exames, raios-X etc)...

Para que pudéssemos dar um atendimento digno e respeitoso de baixa complexidade para os pacientes que procuram estas unidades chamadas de UPAS.

Em relação as UPAS, poderíamos tentar construir uma base sólida para universalizar o seu atendimento que seja padrão em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro que já possuem estas unidades e também em nosso país onde está sendo construídas e inauguradas as UPAS.

Temos que melhorar muito no que diz respeito ao atendimento constata-se um falta enorme principalmente de médicos (as) nas áreas que as UPAS oferecem atendimento como clínica médica, pediatria e odontologia, são muitas as reclamações e os questionamentos sobre as UPAS.

Essa é uma primeira avaliação das UPAS, no estado do Rio de Janeiro.

Depois iremos fazer um diagnóstico mais detalhado sobre a situação da Saúde no Rio de Janeiro.

Ronaldo Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário