sexta-feira, 16 de março de 2012

Estimadas Autoridades dos Sete Municípios da Diocese de Nova Iguaçu - Que a saúde se difunda sobre a terra!!!



Dom Luciano Bergamin em comunhão com seu Clero escreve aos prefeitos da cidades em que exerce seu ministério pedindo tratamento digno para os que que recorrem aos Hospitais e aos postos de Saúde publica.

A FÉ o modo de possuir, aquilo que ja se espera" Heb:11,1.

Estimadas Autoridades dos Sete Municípios[1] da Diocese de Nova Iguaçu,

Que a saúde se difunda sobre a terra!!!

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, como acontece anualmente, promove aCampanha da Fraternidade, como itinerário evangelizador para viver intensamente o tempo da Quaresma, que é tempo de conversão e renovação.Este ano a Igreja propõe como tema da Campanha: FRATERNIDADEE SAÚDE PÚBLICA.
lema: Que a saúde sedifunda sobre a terra! (Eclo 38,8). Deseja assim, sensibilizar a todos, Cidadãos, Setor Público e Privado, sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública, conforme suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras.

Destacamos o princípio de universalidade. Nossa Constituição Federal proclama que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, e que isto precisa realizar-se através do programa do SUS que deve, portanto, atendimento a toda e qualquer pessoa, no acesso aos procedimentos necessários à saúde de todos. Porém, a realidade que nos é apresentada deixa-nos preocupados. Sabemos que 75% da população de nosso país utilizam o SUS. Contudo o atendimento é deficiente, por falta de recursos humanos, materiais e de verba. Isso se dá pelo pouco investimento na área de saúde. Enquanto em países que adotam sistema idêntico ao nosso são investidos 6,7% do PIB em média, no Brasil apenas 3,24% são destinados à saúde. Este quadro faz com que a saúde, um bem de todos, se torne um privilégio de alguns, discriminando, ou por motivo politiqueiro, ou por ganância de lucro, a maioria do povo.

A Igreja Católica no Brasil quer por intermédio desta Campanha, incentivar uma saúde para todos, sem discriminação e privilégios, além de propor uma humanização no atendimento da população sedenta de vida e dignidade. Proclama que: a melhor forma de cuidar da saúde é evitar que a doença aconteça. Desta forma, incentiva hábitos saudáveis,
uma melhor alimentação, exercícios físicos e que Governos se empenhem em regular e fiscalizar os alimentos que são vendidos à população. Queremos pedir às autoridades competentes que o Programa de Saúde da Família seja uma política de Estado. Seja incentivada a formação de pessoal qualificado para esta função, já que há uma deficiência no número de médicos disponível no Brasil, sobretudo, nas periferias, onde habitam os mais pobres.

A Diocese de Nova Iguaçu quer ser presença junto a essa dura realidade pela qual passa o nosso povo, nos sete municípios que a compõe. Sentimos todos, a urgência que haja bom atendimento nos Postos de Saúde, nas Unidades Mistas, Unidades Pronto Atendimento (UPA) e nos Hospitais.Fazemos um forte apelo para que sejam construídos e funcionem a contento, mais hospitais públicos, já que o Hospital Geral de Nova Iguaçu, não tem condições de atender dignamente à demanda tão numerosa. Aproveitamos também para expressar estima e gratidão aos profissionais da saúde e a quantos se dedicam aos doentes e à recuperação da saúde psíquica, física e espiritual em nossa Baixada. Deus Ihes abençoe! Nunca desistam em sua missão humanitária e cristã: em cada doente há um ser criado à imagem e semelhança de Deus, e que invoca ajuda.

Autoridades e sociedade civil, unamos nossos esforços, e
capacidades para fazer de nosso povo um povo saudável.

O Senhor Jesus, durante sua vida, sempre teve compaixão e amor
para quem sofria e pedia auxílio. Que Ele nos ajude a agirmos da mesma maneira, como bons samaritanos.

Nossa Senhora da Saúde e Santo Antônio, intercedam por todos nós!!!

Nova Iguaçu; 25de fevereiro de 2012

Dom Luciano Bergamin.
Bispo da diocese de Nova Iguaçu - RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário