segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cinco chapas participam das eleições do DCE


Por Thais Antonio – Da Secretaria de Comunicação da UnB
Inscrições terminaram nesta terça-feira. Quatro chapas disputam a diretoria do DCE e uma concorre apenas para representação discente.O Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães é a organização máxima do movimento estudantil na UnB. Nos dias 10 e 11 de agosto os alunos vão às urnas eleger a próxima diretoria da entidade. Cinco chapas concorrem para ditar os novos rumos do DCE. As propostas variam de reivindicações pela realização do Congresso Estatuinte, passando pelo fim do vestibular e jubilamento, até posicionamento contra o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni.

Quatro chapas disputam a coordenação do Diretório e as vagas de representação nos conselhos superiores da administração. Uma das chapas luta apenas pelas cadeiras dos conselhos. As chapas têm 15 dias úteis para fazer campanha. Vinte e cinco urnas estarão espalhadas em todos os campi nos dias da votação.

Para votar basta ser estudante da graduação ou da pós-graduação e apresentar a carteirinha ou documento de identidade com foto. A cédula é dividida em dois campos: diretoria do DCE e representante discente. Na representação dos conselhos, as vagas de cada chapa são proporcionais aos votos. Alunos ocupam oito cadeiras no Consuni, sete no Cepe e três no CAD.

Uma comissão foi criada para coordenar o processo eleitoral, sendo responsável por organizar os debates, a produção de cédulas, a distribuição de urnas e a apuração dos votos. A chapa vencedora assume o DCE no dia 18 de agosto, em reunião do Conselho de Entidade de Base, formado pelos centros acadêmicos de todos os cursos. Sete debates já estão programados (veja programação abaixo).

PONTO COMUM – O Congresso Estatuinte é uma reivindicação de três das quatro chapas que concorrem à direção do DCE. A pauta já foi aprovada no Consuni, após os estudantes ocuparem a reitoria em abril de 2008, mas ainda não saiu do papel. Uma das maiores bandeiras dos alunos é a definição paritária nos conselhos universitários. Atualmente, as decisões dos conselhos administrativos da UnB são tomadas com a participação de 70% de professores, 15% de servidores e 15% de estudantes.

“A paridade é uma vontade e uma necessidade dos estudantes. É a democracia dentro da universidade”, afirma Carlos Thiago Vitório, da Arquivologia e membro da comissão eleitoral.

Para Leandro Machado, aluno da Medicina e membro da comissão eleitoral, a formação das chapas é um processo natural dentro da comunidade universitária. “Os grupos já são mobilizados o ano todo, já são pessoas envolvidas no movimento estudantil”, explica. “Cada grupo tem suas ideologias, seu modo de pensar. Quando há a disputa política, os grupos se organizam em chapas. Eles não surgem do nada para a disputa”.

Conheça as chapas e suas principais propostas:

CHAPA 1 – Amanhã vai ser maior

Chapa formada pelos integrantes da atual gestão com novos membros.

Número de integrantes: 53

Principais propostas: Expansão de qualidade, Congresso Estatuinte e combate às opressões como homofobia e sexismo.

CHAPA 2 – Unidade Estudantil Classista

Entre as chapas, a única que está participando da disputa pela primeira vez.

Número de integrantes: 20

Principais propostas: Pelo fim do vestibular e das fundações privadas. Defende a revogação do decreto que institui o Reuni.

CHAPA 3 – Quem sabe faz a hora

Pautada pela recuperação dos processos de mobilização, especialmente o movimento de ocupação da reitoria, em 2008.

Número de integrantes: 79

Principais propostas: Congresso Estatuinte, defesa da assistência estudantil e criação de um espaço cultural.

CHAPA 4 – AJR – Reconstruir o DCE pela base

Chapa da Aliança da Juventude Revolucionária, ligada ao Partido da Causa Operária.

Número de integrantes: 23

Principais propostas: Contra vestibular e jubilamento. Defende a presença de representantes de todos os segmentos, proporcionais ao número de cada um, no governo da universidade.

CHAPA 5 – Aliança pela liberdade

A chapa concorre apenas à representatividade discente, mas pretende fazer projetos para apresentar nos conselhos.

Número de integrantes: 20

Principais propostas: Trazer policiamento militar para a universidade, incluir representantes da Biblioteca Central nos conselhos e apoio às fundações. Data e local dos debates entre as chapas

DATA LOCAL HORA

27 de julho Campus Darcy Ribeiro 18h

28 de julho Campus Planaltina 18h

02 de agosto Casa do Estudante a definir

03 de agosto Campus Ceilândia 12h

04 de agosto Campus Gama 12h

05 de agosto Campus Planaltina 12h

07 de agosto Rádio Utopia 10h30

09 de agosto Campus Darcy Ribeiro 12h

Nenhum comentário:

Postar um comentário